quarta-feira, 10 de março de 2010

Baião de Dois

Bom, aí vai minha versão do Baião de Dois, um prato típico nordestino, preparado no programa com um jeitinho paulista!

Você vai precisar de uma panela grande. Nela, refogue bacon, em tiras; calabresa; carne seca já cozida e desfiada; e cebola. O legal é fazer esse refogado eu faço com manteiga de garrafa - outro elemento típico do Nordeste, mas se não tiver, use a velha manteiga comum que está na sua geladeira, ou mesmo azeite (não falei que ia tratar o prato “a la Paulista”).

Quando o refogado estiver pronto, acrescente feijão de corda, já pré-cozido mas não muito mole. O feijão de corda também é conhecido como “feijão fradinho” e no nordeste é usado ainda quando não está totalmente maduro, o que eles chamam de “feijão verde”. Cuidado, para não fazer que nem eu e comprar feijão com corante no lugar do original (lembra do programa?). Pelo sim ou pelo não, compre feijão de corda, e de boa procedência.

Resolvida a questão do feijão, acrescente arroz branco e água (o dobro da medida do arroz... as vezes um pouquinho mais). Deixe cozinhar. Corte então queijo coalho, coentro e pimenta em pedaços pequenos.

Quando o arroz estiver cozido na consistência de um risoto, acrescente o queijo, a pimenta e o coentro. Desligue o fogo e tampe a panela.

Um minutinho depois, assim que o queijo estiver derretido, é só servir.

Coloque pra tocar um CD do Luiz Gonzaga, o velho Lua, para dar um clima e Bom Apetite.

Um comentário: