segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que? Quando? Como? Onde? e Por que?

Programa TÁ NA MESA

Luciano Oreggia faz questão de dizer que não é um expert em gastronomia; não é chef de cozinha nem gourmet famoso, não é dono de restaurante nem autor de livro de receitas. Então, por quê motivos ele resolveu criar seu próprio programa de tevê sobre o assunto? “Porque gosto de comer e de aprender coisas novas. Sou muito curioso e tenho necessidade de sempre descobrir novos sabores. Precisa mais do que isso?”, responde Oreggia.

Com estréia marcada para o dia 23 de janeiro, às 13h, na Santa Cecília TV, o programa Tá na Mesa fez a lição de casa. Usando como referências as várias atrações existentes na programação, ele pretende aliar a gastronomia ao comportamento, às viagens e aos muitos personagens que existem por aí, com simplicidade e humor refinado.

Luciano, que também é conhecido como Gringo, deixa claro: “Sei fazer, no máximo, uns dez pratos diferentes. Quando descubro algo novo, vou lá e experimento fazer, sem medo de errar. A diversão é tentar”, explica. Para ele, o programa terá dupla função. Ao mesmo tempo em que irá ajudá-lo em suas investigações culinárias, melhorando seus conhecimentos técnicos e práticos sobre o assunto, deverá permitir também que muitos espectadores, aspirantes a gourmets, identifiquem-se com suas aventuras e com a franqueza como encara novos desafios a cada episódio.

Entre as experiências presentes nos primeiros programas, Gringo destaca a pescaria que fez em alto-mar e o preparo de um ceviche a bordo para os pescadores; fala também sobre a noite que passou como motoboy, entregando pizzas pela cidade, além da madrugada perambulando pelos botecos da região, à procura de petiscos saborosos. “É preciso estudar pra saber o que se está fazendo na cozinha, mas ouvir os outros e aprender com as experiências das pessoas é muito importante também”, acredita Gringo.

Este é o primeiro projeto para televisão da produtora santista Geléia Geral Filmes, formada por profissionais experientes e com extenso repertório de trabalhos para tevê e cinema. O grupo, que além de Oreggia, conta com o roteirista Cesar Bargo Perez, com a produtora Fefa Castanho e com o documentarista e diretor Edu Rajabally, tem o desafio de estruturar e manter uma produção de qualidade para a tevê dentro do mercado santista.

Não temos tradição em produção de conteúdo para tevê. Isso leva tempo e requer algumas modificações nos hábitos, tanto de quem produz como de quem patrocina”, explica Cesar Bargo Perez, que também assina a produção executiva.

O formato do programa se aproxima das produções existentes nos canais a cabo. Oreggia é apresentador, mas se assemelha mais a um personagem, dividindo com a câmera seus erros e acertos, e permitindo que suas reflexões sobre diversos assuntos sejam expostas ao longo da narrativa. Em muitos momentos, técnicas utilizadas nas produções de documentários são utilizadas. “Somos uma equipe pequena e com poucos recursos. Mas percebemos que podemos usar isso a nosso favor; temos mais agilidade e poder de observação, o que é fundamental para se conseguir um bom material”, explica Rajabally, que além de dirigir documentários e produções diversas para canais como GNT, Multishow, TV Cultura, TVE, Sony, AXN, tem experiência em produções do gênero, como O Diário do Olivier e Mesa Pra Dois, ambos no GNT.

A cada episódio de Tá na Mesa, Oreggia sai em busca de novas receitas, experiências e histórias, em cenários variados da região. Com isso, o programa pretende ensinar e entreter sem afetação, permitindo que o espectador se coloque no lugar do próprio apresentador, que com muita simplicidade e sinceridade aborda o assunto de um jeito novo. Fefa Castanho, diretora de produção, acredita que, com essa fórmula, o programa deverá ocupar um espaço ainda vago na programação local. “Nossa região precisa de mais produções desse tipo. Temos espaço na grade e ótimos profissionais por aqui. Espero que outros sigam esse caminho também”, diz.



Programa: TÁ NA MESA
Apresentação: Luciano Oreggia
Direção: Raja
Roteiro: Cesar Bargo
Direção de Produção: Fefa Castanho
Produção Executiva: Fefa Castanho e Cesar Bargo

Estréia: 23 de Janeiro, Sábado
Horário: 13 horas, com reprise às quintas-feiras a 01h00.
Emissora: Santa Cecília TV

5 comentários:

  1. Vou assistir a estréia e aos outros programas também! Boa sorte pra vocês!!!!! :)
    Regiane Musa

    ResponderExcluir
  2. Aêêêêêê!!!!!!!! Boa sorte, meu querido!!!!!
    Estaremos amanhã de cara na TV, mesmo porque estamos sem as crianças e provavelmente será a hora em que estaremos acordando. E a Samantha está louca para aprender a fazer Cevice (se bem que eu adoro o que ela faz com Tilápia vermelha - fez ontem, inclusive).

    Beijão

    Murilo e family

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Tem como enviar a receita....quando comecei a ver o programa, a receita já estava no fim....
    silviakgil@hotmail.com

    Grata
    Sílvia

    ResponderExcluir
  4. olá parabéns pelo programa. foi bom te reencontrar na tv...ops seu niver tá chegando. bjus e sucesso

    ResponderExcluir
  5. andrea couto magalhães13 de março de 2010 às 14:02

    oiiii,

    não preciso nem dizer que amei o programa desse sábado (italiano).. fiquei morrendo de vontade daquele capeletti que vc fez ao vivooooo... como não sei fazer corri descongelar aquela lazanha básica....quero a receita. melhor!! vem fazer em casa....bjus
    parabéns pelo programa!!!

    andrea couto

    ResponderExcluir